sexta-feira, 2 de abril de 2010

Torta Brownie para minhas visitas


Vou começar falando hoje da receita que me fez concretizar a criação do meu blog... BROWNIE!!!

Visitas de amigos (Hélber, Nely, Marcelo e Grazy)... alguma coisa para oferecer... Sorvete, já tínhamos em casa, mas fuçando na Internet, entrei no site de receitas que adoro (www.tudogostoso.com.br) para procurar por ring onions e bem na página principal, em destaque: torta brownie. É isso! Perfeito! Tem coisa melhor do que sorvete com brownie? (os anéis de cebola ficaram para depois)

Pois bem, vamos para o que interessa. Nossa receita passo-a-passo:

Ingredientes:
  • 375 g de chocolate meio amargo (picado)
  • 375 g de manteiga
  • 300 g de açúcar
  • 6 ovos
  • 100 g de farinha de trigo (peneirada)
  • 100g de castanha de caju (picado)
Calda de Chocolate:
  • 100 g de chocolate amargo
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Leite até dar o ponto desejado
Modo de fazer:
1º Derreto o chocolate, já picado, em banho-maria, não gosto muito de usar o micro ondas, pois tenho um certo receio que transborde.
2º Na batedeira coloco as 375g de manteiga (um pouco mais que 1 xícara e meia) e as 300g de açúcar (quase duas xícaras) e bato até ficar uma massa fofa e homogênea
3º Com a batedeira ligada vou colocando um a um os 6 ovos, boto bem pra ficar bem incorporado (a massa fica branquinha e linda)
4º Diminuo a velocidade da batedeira para 2 e acrescento o chocolate derretido, bato o suficiente para misturar a massa e ficar uma única cor
5º Desligo a batedeira e fora dela vou acrescentando a farinha de trigo (quase 1 xícara) e misturando manualmente
6º Em seguida, coloco as castanhas que foram ligeiramente trituradas e misturo
p.s.: a receita original não tem castanhas e sim damasco e cereja, modifiquei.
7º Em uma forma redonda de fundo removível, untei e polvilhei e coloquei a massa, dando umas batidinhas e alisando para ficar uniforme
p.s.: na receita original, pede para que a forma seja forrada com papel manteiga, eu tinha certeza que eu tinha em casa, mas quando fui procurar o canto mais limpo, então continue do jeito que sabia.
8º Levei para o forno pré-aquecido em 180°/200°(liguei quando comecei a fazer a receita) por 45 min.
9º Para ver se está bom, enfiei uma faca para sair limpinha. Desliguei o forno e deixei por uns 5 minutos dentro. Retirei, esperei esfriar e levei a geladeira. A casca ficou bem solta e arriou um pouco, de acordo com a receita, é normal.
10º Tirei da geladeira e desenformei.
11º Para a calda, derreti o chocolate em banho-maria e acrescentei o creme de leite
12º A conscistência fica como um ganache e bem brilhosa, fui acrescentando o leite e mexendo para ficar em conscistência de uma calda (mais ou menos 1 xícara)
13º Não coloquei a calda toda em cima do brownie, somente quando fui servir, pois a calda fria, fica numa conscistência mais grossa e interessante é ela quentinha e fininha, é para dar uma aquecida na calda sempre que for servir

Uaaaaauuuuuu.... gente ficou uma delícia! Minhas visitas adoraram! Servi com sorvete e a calda por cima!

Bem, acho que é isso! Experimentem fazer, mesmo que não dê muito certo, tenho certeza que ruim não tem como ficar! Só cuidado para não queimar, coloque no fogo baixo!

Bon Apetit!

Um comentário:

  1. Vou só esperar as minhas próximas férias pra testar essa torta deliciosa!
    Fê, assim tu me mata!

    ResponderExcluir